segunda-feira, 28 de março de 2011

Dengue - A prevenção começa por você

A dengue é uma doença víral causada pelo mosquito Aedes aegypti. O mosquito funciona como um vetor isto é transmissor, por tanto a dengue não é transmitida de homem para homem.
Os sorotipos (variedades) são identificadas pelas siglas DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Cada um deles produz uma enfermidade grave e mortal, cada sorotipos desse produz uma imunidade especifica para toda vida.

Manifestações clínicas:
  • febre;
  • dor de cabeça;
  • dor atrás dos olhos;
  • dores musculares;
  • dores nas articulações;
  •  vermelhidão pelo corpo.

 Dengue Clássica: Aparecimento dos sintomas subitamente, entre 5 á 7dias, a pessoa apresenta febre alta entre 39° e 40°, dores de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, enjôos e vômitos e principalmente em crianças dor abdominal.

Dengue Hemorrágica: Os sintomas inicias da dengue hemorrágica se assemelha com os da dengue clássica. A evolução do quadro clínico leva de 3 a 4 dias após o aparecimento dos primeiros sintomas.Surgem então as hemorragias, hemorragia de pequenos vasos na pele e em órgãos internos, pode ocorre hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinas e uterinas.
Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte

Sinais de alerta-Dengue Hemorrágica.
 Dor abdominal intensa e contínua (não cede com medicação usual);
. Agitação ou letargia;
. Vômitos persistentes;
. Pulso rápido e fraco;
 Hepatomegalia dolorosa;
 Extremidades frias;

 Cianose;
 Sangramentos expontâneos
 Lipotimia;
Hipotensão arterial;
. Sudorese profusa;
. Hipotensão postural;
. Aumento repentino do hematócrito;
. Diminuição da diurese;
 Melhora súbita do quadro febril até o 5 dia;
. Taquicardia.

Tratamento da Dengue: Repouso, ingestão de bastante líquido, medicamentos antitérmicos receitados pelo médico,.
Importante
a pessoa com dengue NÃO pode tomar remédios a base de ácido acetil salicilico como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.
Atentimento de Enfermagem ao Paciente com Suspeita de Dengue.
Cabe ao profissional de enfermagem coletar dados e registrar no prontuário de forma mais simples e detalhada.
Entrevista e exame físico: Data do inicio dos sintomas, verificar sinais vitais, verificar sinais hemorrágicos, pesquisa pele fria ou quente, desidratação,hematomas, observar sensibilidade á luz, hemorragia conjutival,pesquisar sinais de desconforto respiratório, derrane pleural, hepatomegalia.
Histórico de epidemiologia: perguntar sobre casos semelhantes próximos ao local de moradia.
Orientar os familiares e paciente: retornar a procurar assitência médica em casos de sinais alertas, orientar quanto a importância do uso do cartão de indentificação do paciente com dengue.
Indicações para internação.
Assistência de enfermagem:
controle rigoroso da temperatura, aplicações de compressas mornas, auxiliar na ingestão de liquidos, orientar e auxiliar no banho, observar diurese, administrar medicamentos cpm.

    Um comentário:

    1. A dengue é uma patologia grave que se não tratada pode evoluir rápidamente até levar o individuo á morte.É transmitida por um vetor que é o mosquito aedes aegypti, através de sua picada no ser humano.
      A prevenção da dengue começa por nós mesmos não deixando água parada, caixas d'águas mal fechadas, pneus, garrafas com respos de água e piscinas sem limpar e não essquecer de colocar areia nos vasos de plantas.
      Além de evitarmos que nós ou nossos familiares peguem dengue, evitamos que amigos e vizinhos também peguem pois o mosquito pode estar em nossa casa mas picar o vizinho.

      ResponderExcluir